ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deus salve a América

A situação dos Estados Unidos é preocupante. Uma derrota de Donald Trump pode significar uma agitação no país. A direita republicana de Trump parece indisposta a ceder a Casa Branca. Uma reeleição pode ser esperada haja vista a utilização massiva da máquina estatal.

O governo de Donald Trump foi um desastre. Justamente aquele que sobe pela mão de muitos que se dizem cristãos demonstrou tamanha insensibilidade com os valores do Evangelho. Racismo e toda sorte de discriminação são as marcas de seu governo.

Infelizmente, assim quanto no Brasil, não falta gente sem leitura crítica para endeusar figuras “míticas”. Os Estados Unidos são um desastre no enfrentamento da atual pandemia. Com um governo negacionista disposto a debochar da dor alheia, Donald Trump afasta-se diametralmente da figura misericordiosa do Cristo. Enquanto o Nazareno chorou diante do solitário túmulo de Lázaro, Trump ri da morte de duzentas mil mortes e de milhões de infectados americanos.

A extrema direita é tão péssima quanto a pior esquerda. Na verdade, para mim, é pior, pois usa o nome de Deus para prevalecer. Usa a religião, transformando líderes cristãos em marionetes, corrompendo-os ainda mais com promessas vazias. No Brasil, desde a última eleição presidencial, muitas igrejas evangélicas transformaram-se em comitês de direita. Nasceu um grupo de fanáticos.

Sob a alegação de defender a vida, lutar contra o aborto, legalização de drogas, enfim, a extrema direita revela-se um instrumento de destruição. É esta a situação da América, especificamente, Estados Unidos e Brasil. Um absurdo! Francamente, eu prefiro um governo ateu que respeite o ser humano a um homem travestido de cristão, que zombe da dor alheia e use a fé do povo para se firmar no poder.

Falta leitura a muitos cristãos, principalmente leitura dos ensinos de Cristo, depois da História, política, ciências sociais etc. Esperamos que Deus tenha misericórdia da América e nos poupe de homens que, no intuito de servirem a Deus, revelam-se parceiros da morte e da dor alheia. Francamente, este modelo não tem nada de cristão, mas aproxima-se rapidamente da figura do Anticristo.

Rui Raiol é escritor.

Publicado no jornal O Liberal em 3/11/2020

E-mail: ruiraiol@gmail.com